quarta-feira, 16 de maio de 2012

Estudos preliminares

Como a área é pequena, a ideia era criar uma ilha para que integrasse os visitantes a quem cozinha.
A primeira proposta foi criar uma ilha com volume na área molhada, com um tampo de madeira de apoio para as refeições e um rebaixo para plantio de ervas. Um painel de TV em slimstone, uma porta de vidro e um jardim.

Com base no conceito adotado- Trama- foi elaborado um móvel que remetesse a isso. Com colunas que se integravam. Foi criada então uma torre para microondas e forno e uma geladeira. Depois de pronto o móvel transmitia a idéia de dois móveis diferentes, deixou o visual muito carregado cobrindo a parede toda de um lado e vazado do outro.

Estudo de layout

Para a definição do layout, foi pensado no processo de preparo de um prato, por exemplo. Qual é a ordem de ações necessárias para cozinhar. Foi adotado um método que melhorasse a circulação pelo espaço de acordo com as necessidades cotidianas. A ordem pensada foi que primeiro se pega os alimentos e utensílios que serão usados que ficam na despensa- azul. Coloca-se tudo em um lugar para armazenar na hora do preparativo- verde. Em seguida é preciso de uma área molha, para lavar as mãos e alimentos- amarelo. E por fim uma área para cozinhar- laranja- e assar- vermelho. Depois desse estudo e imaginando quanto tempo uma pessoa perderia circulando pelo espaço para preparar um prato e comparando com o projeto que tinha sido feito, chega-se a conclusão que na hora de preparar algo nessa cozinha gourmet levaria um tempo maior na primeira proposta do que se cada função exercida estivesse organizada lado a lado de acordo com a função, como por exemplo, a geladeira que entra na parte de despensa. Com essa reformulação, ficou mais clara do que se tratava o conceito, com as colunas mais espalhadas.

Segunda opção do estudo cromático


Primeira opção: Chamar a atenção para o centro, na linha do observador, mas não deixando de lado as outras cores, agora um marrom escuro, substituindo o preto e uma cor intermediária entre o tom mais escuro e o mais claro. Falta de entrosamento entre o vermelho e as cores do móvel.


Segunda opção: Detalhe vermelho próximo ao teto e volta da idéia de colunas da mesma cor na mesma posição. Muito espaço livre e pouco espaço utilizável no móvel.

Terceira opção- escolhida: Parede lateral vermelho, harmonia das cores e da composição. Maior aproveitamento do espaço e mais valor ao significado conceitual. Tons usados para a criação do ambiente.Marrom escuro, marrom acinzentado, nude e vermelho.


Primeira opção do estudo cromático

A forma com que o estudo cromático seria usado, é que ele ajudaria a criar a composição dos móveis juntamente com as cores que seriam usadas. Primeira opção: Colunas horizontais pretas com as verticais num tom próximo ao marrom e a parede um pouco mais clara. Visual muito pesado e falta de comunicação entre as colunas. 

Segunda opção: Mais entrosamento entre os elementos, maior preenchimento do espaço. Linhas muito precisas e não lembrando muito qual o intuito do estudo. 


Segunda opção: Mais entrosamento entre os elementos, maior preenchimento do espaço. Linhas muito precisas e não lembrando muito qual o intuito do estudo. 


Terceira opção: Sai à idéia de usar colunas da mesma cor na mesma posição. Composição mais leve, mais dinâmica e que lembra mais o conceito. Muito uso de colunas suspensas, dando o desligamento de uma peça com a outra, contradizendo o significado de trama.

Resultado

Projeto de interiores criado para um espaço gourmet de 16m². Com churrasqueira, cooktop, pia e hortaliças integrados a ilha.

Vista superior da área. Houve um recuo da cuba da ilha e da lateral esquerda da bancada de apoio de madeira de demolição por não ter espaço o suficiente para transição e cadeira. O espaço ficou para apoio de panelas na hora de servir a refeição e de armazenamento da hora do preparo de um prato, por exemplo.      



Tampo de apoio que envolve a ilha com espaço para seis cadeiras, mais a área para servir. Foi criado um rebaixo no tampo para plantio de ervas culinárias e pedras brancas escondendo a terra.
Móvel do fundo inspirado no conceito, com espaço para despensa, forno e microondas embutido, TV, frigobar e adega para 16 garrafas.



Com nicho para o frigobar, coifa para cooktop e churrasqueira. Painel de grafismi ao fundo.
Entre a porta e a janela da cozinha, foi criado um jardim com lírios que terá fácil manutenção, já que a porta abre pode ser movida para o outro lado.




A cobertura existente na casa foi mantida, foi acrescentado um telhado de policarbonato para aumentar o ambiente e fechar o local para conservação. A porta tem quatro folhas e todas elas deslizam para os dois lados, sendo possível deixar todas do mesmo lado, aumentado a circulação de ar e de passagem.
A churrasqueira é embutida na ilha, que é feita de corian, e tem um vidro envolvendo à para proteção.




Foi feito um gaveteiro embutido na ilha para fácil manuseio na hora de cozinhar. Com o estudo das ações exercidas no ambiente para a hora de cozinhar, a parte de apoio ficou do lado esquerdo de quem cozinha, ao lado da cuba, com o cooktop centralizado e a churrasqueira dando seqüência, sendo evitando grandes percursos pela cozinha na hora de cozinhar. Em um almoço com amigos pó exemplo, por ter algumas pessoas fica mais difícil a transição pelo espaço. Tendo tudo ao alcance fica bem mais fácil.